A Conexão com o sagrado feminino

Acertar na escolha profissional ?
13 de abril de 2017
Vestir mais por menos por Letícia Carvalho
20 de junho de 2017

A Conexão com o sagrado feminino

Quando estão alinhadas com a sua natureza, as mulheres são capazes de dispor de uma sabedoria interna que lhes é peculiar. A sabedoria ouve a voz do coração, que aconselha sobre o caminho a seguir, e este caminho é guiado pela intuição. Tal fenômeno ocorre com o endosso da sutileza que flui no silêncio. E este só é percebido no vazio, nos momentos de intimidade com a essência feminina. Perder a conexão com este dom impulsiona a mulher para os descaminhos, que são os lugares não desejados legitimamente por ela, que, estando fragilizada, se torna uma presa fácil das demandas externas. Ao perder o faro, ou seja, a capacidade aguçada de perceber, a mulher corre o risco de não prever os perigos e de se perder no outro.

As características psíquicas que compõem o sagrado feminino e que, por vezes, não se manifestam totalmente em virtude de forças externas que as reprimem ou as dilaceram, seja pelo percurso da evolução do papel feminino no contexto sócio-histórico-cultural ou por experiências traumáticas ocorridas ao longo da vida de uma mulher, podem gerar desequilíbrios, prejudicando a sua capacidade de viver a plenitude. Como consequência, ela renuncia aos aspectos que caracterizam a sua natureza, comprometendo habilidades como: ouvir o ritmo do seu corpo, a percepção aguçada, o poder intuitivo, o acolhimento a coragem, a determinação, e a capacidade de escutar o coração. É preciso atenção para que na dinâmica da vida moderna, a mulher não perca a conexão com este espaço sagrado.

Através da abordagem da psicologia Transpessoal, cuja visão holística nos permite olhar para as questões da mulher não de forma lacônica, mas de forma profunda, buscamos caminhos que vão desde a psicoterapia às práticas terapêuticas holísticas que são coadjuvantes neste processo tais como:

 

I- MEDITAÇÃO

 

Acredita-se que o encontro com a verdadeira essência é conquistado através do silêncio, e o silêncio sempre estará presente em todos os caminhos.

O silêncio gera um movimento onde todas as coisas se unem. Nenhuma parte de nós é rejeitada. Tudo passa a fazer parte integrante e importante do “ser”. Luz e sombra são uma coisa só. Eu e o outro somos um. Nós e todo o universo entramos na mesma sintonia. Esta é a senha de acesso à verdadeira experiência do amor. A meditação representa um caminho valioso de recolhimento e reflexão. A prática da atenção plena silencia o ruído que existe dentro de nós. Respirar conscientemente e focar o aqui e agora contribui para abandonarmos padrões que nos prendem ao passado, como também reduz a ansiedade ou incerteza por medo do futuro.

Thich Nhat Hanh, em seu livro Silêncio (2015), nos ensina: “Se você puder separar alguns minutos para si, para acalmar seu corpo, suas sensações e sua percepção, a alegria se torna possível”.

O caminho da meditação nos conduz ao chamado mais profundo de nossos corações. E, para ouvir este chamado, é necessário que haja silêncio interno, pois, o verdadeiro caminho a ser trilhado jamais será encontrado fora de nós.

 

II-ARTE

A arte abre portas para a criatividade, para o desenvolvimento da sensibilidade e da intuição. É a realidade sentida, e não apenas entendida intelectualmente.

Entre as diversas modalidades de artes, temos o desenho e a pintura, que trabalham com a linguagem das imagens, linguagem esta que está ligada ao mundo das emoções. A dança, com o seu poder terapêutico e curativo, mobiliza as energias femininas e o fluxo de emoções prazerosas por todo o corpo, despertando a luz interior.

 

III-MOVIMENTO

As práticas corporais orientais, como o Hatha Yoga, Tai Chi Chuan e Qi Gong, propõem, pela experiência do corpo em posturas, pelo movimento e respiração, o desbloqueio do fluxo de energia, garantindo a manutenção da saúde física e, principalmente, a possibilidade da transcendência do “ser” através da integração entre mente, corpo e espírito.

SONIA PASSOS- PSICÓLOGA CLÍNICA / PSICOPEDAGOGA

PÓS GRADUADA EM PSICOLOGIA TRANSPESSOAL

 

1 Comentário

  1. PARABÉNS!
    ÓTIMO ARTIGO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *