Acertar na escolha profissional ?

O que é psicologia corporal ?
13 de abril de 2017
A Conexão com o sagrado feminino
13 de abril de 2017

Acertar na escolha profissional ?

QUAL A IMPORTÂNCIA DE ACERTAR NA ESCOLHA PROFISSIONAL?

A escolha profissional não é uma simples decisão, mas deve ser o resultado de um longo processo de reflexão, apoiado em instrumentos científicos capazes de medir e sintetizar as habilidades, sonhos e expectativas.

 

VOCÊ SABIA?

Um estudo inédito feito pela USP constatou:

1.Quase metade dos estudantes que desistem da graduação tiveram problemas no momento da escolha;

2.Que 44,5% dos alunos desistentes acabam abandonando o que era seu sonho de realização profissional que se tornou a opção errada, por pressão dos pais, por falta de informação sobre a faculdade ou sobre o mercado de trabalho;

3.Que 30,7% desistem por não gostarem da estrutura do curso;

4.Que os insatisfeitos com o mercado de trabalho e com a profissão somam 13,4%;

5.Os que desanimam por razões pessoais, como problemas familiares, financeiros ou afetivos são 10,5% e menos de 1% é forçado a largar a faculdade por não se adaptar à cidade em que ela se localiza.

O trabalho foi feito com 180 jovens que estavam em crise ou desistiram do ensino superior, cerca de 85 alunos de universidades públicas e 95 de particulares entrevistados entre 2012 e 2014. A desistência no primeiro ano do curso está associada predominantemente à escolha errada. (Fonte Instituto Freud).

A finalidade da Orientação Profissional é avaliar, analisar, esclarecer e informar o examinando suas áreas de interesses, aptidões específicas e gerais, que se apresentam inseridas em suas possibilidades. Revela também, tendências em habilidades em área ou campo de trabalho. O objetivo principal é associar esses campos e sugerir caminhos ou tendências profissionais, que possam estar mais próximas das possibilidades, capacidades e interesses do examinando. Tal processo pode proporcionar ao examinando uma forma de resolver o conflito diante desse momento de decisão.

O Processo de Avaliação é feito através de entrevistas, questionários de interesse, exercícios projetivos e de personalidade. Sendo assim, o trabalho deve ser exercido pelo Psicólogo, para:

  • Ajudar o examinando a pensar sobre sua própria realidade;
  • Analisar os possíveis conflitos diante da tomada de decisões em relação ao seu presente e ao seu futuro profissional;

JOSÉ DILSON FERREIRA MACIEL

PSICÓLOGO / PSICANALISTA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *