A importância do sorriso na prática do Qi Gong para a saúde

Centro de yoga Integral: holambra SP
4 de julho de 2017
Expansão da consciência e prática da meditação
6 de julho de 2017

A importância do sorriso na prática do Qi Gong para a saúde

Muitas são as escolhas possíveis para se priorizar quando iniciamos uma prática de Qi Gong visando melhorar, manter ou recuperar a saúde. Alguns acreditam que o primeiro passo é alinhar a postura para beneficiar o fluxo mais adequado da energia que dá vida ao corpo (chamada de Qi, Prana ou tantas outros nomes); outros acham que o fundamento de tudo é a respiração, que conecta o interior ou essência do ser humano com o mundo que o cerca; há ainda os que vêem a intenção na execução de cada movimento ou imobilidade como o principal fator de desenvolvimento dos fundamentos do Qi Gong.

Acredito que todos estejam corretos, com boas razões e justificativas para cada uma das escolhas anteriores. No entanto gostaria de ressaltar a importância do sorriso como técnica fundamental na prática do Qi Gong para a saúde.

Na teoria da Medicina Chinesa, os órgãos do corpo humano são apenas uma parte de um sistema complexo de funções, que vão desde a produção de substâncias essenciais à vida como hormônios, enzimas, sangue, etc, até substâncias mais sutis como nossos sentimentos e a capacidade intelectual. Partindo desse entendimento, qualquer alteração na produção dessas substâncias, tanto para mais quanto para menos, expressa uma disfunção de todo o sistema. Caso o desequilíbrio seja mais perceptível nas substâncias materiais (colesterol, glicose e outras) é comum utilizarmos substâncias densas como por exemplo remédios, alimentos e massagens, porém quando a disfunção se apresenta no campo sutil como a insônia, dores sem causa aparente, depressão entre outras também usamos tratamentos baseados em estruturas materiais, como medicamentos.

A medicina chinesa usa o conceito universal de que a energia que utilizamos é resultante da transformação de outro tipo de energia. Por exemplo, a energia do movimento das águas de um rio, que foi transformada em eletricidade, ativa a lâmpada que usamos para iluminar nossa casa, transformando-se em luz. Esse conceito é bem simples e lógico para a maioria das pessoas, então por que o conceito de transformação das energias corporais parece místico para tantos? De onde viria as  energias que utilizamos para nos mantermos vivos? E o nosso poder de abstração? A gama de sentimentos que somos capazes de produzir, vem de onde?

O Qi Gong para a saúde utiliza essa premissa para tratar as desarmonias, tanto as que afetam a matéria orgânica quanto as que geram desequilíbrios emocionais, através da mudança da forma como percebemos o mundo ao nosso redor, ou seja, quando mudamos a frequência com que estabelecemos contato com tudo que nos cerca, mudamos a produção de todas as substâncias relacionadas a esta frequência. Por exemplo, quando sentimos insegurança por estarmos em uma situação nova, podemos perceber o coração batendo mais rápido, podem ocorrer mudanças no controle do intestino, da bexiga, perdemos o apetite, contraímos mais a musculatura, etc. Porém se conseguirmos mudar a frequência emocional que chamamos de medo ou insegurança pela frequência que chamamos de tranquilidade, todas as alterações físicas desaparecem. Fica claro então que podemos mudar a produção bioquímica do corpo através de estímulos imateriais, como por exemplo os sentimentos e os pensamentos.

Por isso a prática do Qi Gong para a saúde é feita sorrindo! Um sorriso para si mesmo, para o interior, mas que se percebe suavemente no exterior. Como se víssemos algo divertido na rua, lembrássemos de alguma coisa boa ou recebêssemos um elogio. Esse sorriso suave é gerado a partir de uma pequena alegria, como uma leve brisa que refresca, não por ser fria, mas por gerar o movimento adequado para que tudo flua, de forma suave e constante, permitindo que o Xin (coração) se esvazie para receber as novas emoções. Por ser simbolicamente o fogo, o Xin pode queimar e gerar intensas transformações e até mesmo encerrar alguns ciclos (destruição ou morte). Porém é também a purificação, que permite que o vazio se faça presente, a renovação, trazendo portanto um novo início, a esperança (a vida).

Espero que possamos praticar o nosso sorriso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *