Terapias corporais

TERAPIAS CORPORAIS

Consciência Corporal

A Estimulação Psicomotora consiste na plena consciência   dos movimentos corporais, percepção dos afetos, das alegrias e ao contrário, dos desafetos e tristezas

Com esta tomada de consciência, a pessoa se torna mais segura, confiante e feliz com tudo o que seu corpo pode lhe proporcionar.

Este trabalho se dá de forma gradual e acontece quando interrompemos os movimentos automáticos do nosso corpo, como por exemplo: respirar, caminhar, comer, entre tantos outros que conscientemente não percebemos.

A aquisição da consciência corporal é contínua e deve começar na infância, continuar na fase adulta e se expandir até a melhor idade.

Nos bebês a consciência corporal começa a ser desenvolvida pelo sistema sensorial, em que o toque é sempre algo novo. Até chegar a descoberta das mãos, pés e tudo que estes podem proporcionar.

No tocante às crianças, viver o momento presente é a tônica, ou seja, a criança explora objetos, ambientes e afetos, o maior número de vezes que lhes forem permitidos. Não é à toa que as intervenções em atendimentos clínicos são mais eficazes neste momento, pois, quanto mais consciente estiverem de seus movimentos, mais recursos poderão obter futuramente.

Na adolescência, ter consciência corporal é fundamental para o aumento da percepção de seu corpo, já que o adolescente, nesta fase, está em constante mudança, tanto física como emocional.

Nos adultos, as experiências corporais acumuladas ao longo da vida permanecem registradas no corpo e para aqueles que desenvolvem a consciência corporal, será possível acessar esses registros para a melhor compreensão das emoções não verbalizadas. A partir da maturidade, esse “despertar” para o corpo se torna prazeroso ante a redescoberta do que esse corpo pode fazer.

Na visão da Psicomotricidade Heurística, três bases são oferecidas, a saber: consciência corporal, educação psicomotora e psicomotricidade clínica.

Baseando-se em tal teoria, oferecemos atendimento a grupos de empresas, adultos e crianças que apresentam dificuldades variadas, e que manifestam suas dificuldades através da linguagem corporal.

Outra vertente de atuação, é o trabalho integrado com a psicologia no auxílio às crianças com atraso global no desenvolvimento ou com transtornos mentais.

Sabendo que a união corpo e mente resulta na grandeza que é o ser humano, o trabalho psicomotor, tanto em adultos como em crianças, envolve a descoberta de si por vivências corporais.

Partindo dessa premissa, estes processos de descoberta ocorrem ao longo das sessões e as mudanças acontecem mediante a seguinte máxima: “se eu me conheço, identifico as barreiras e posso mudar. ”

No espaço Jaya a proposta de consciência corporal será desenvolvida de forma terapêutica, respeitando os limites do corpo, explorando sensações e emoções para que este despertar aconteça de forma amorosa e harmoniosa.