Medicina Chinesa na Saúde da Mulher

Primavera: Uma visão taoísta
24 de setembro de 2019
Jaya Espaço Aberto: meditação e solidariedade
7 de novembro de 2019

Medicina Chinesa na Saúde da Mulher

Você já deve ter ouvido falar que a mulher é Yin e o homem Yang. No Oriente, Yin e Yang predominam o entendimento da fisiologia humana e traduzem universos diferentes.

Enquanto yang é claro, quente e movimentado, yin é entendido como escuro, frio, silêncio e repouso. Dessa forma, a saúde do homem é caracterizada pela abundância de yang e a da mulher, pela abundância de yin.

Homens tendem a um corpo mais quente, vigoroso e que lhes exige disposição. Não é a toa que historicamente foram eles quem começaram a sair de casa para trabalhar, enquanto ,mulheres tendem a ter um corpo mais frio e mais fraqueza estrutural.

A medicina chinesa ensina que os homens tendem a sofrer por deficiência do yang, ou seja, falta de vitalidade, ao longo da vida, ao passo que as mulheres tendem a sofrer por deficiência de yin, ou seja perda de fluidos, lubrificação, nutrição e estrutura, além de desequilíbrios emocionais. Nesse sentido, com esse artigo, venho lembra-las da importância da nutrição do yin, na saúde da mulher.

Yin representa tudo o que é substancial, não os fluidos corporais, o sangue, o suor, mas também os ossos, a estrutura muscular e o cérebro.

Alimentos como os minerais e proteínas ajudam na nutrição do yin e beneficiam a saúde da mulher. Na deficiência de Yin pode haver também a deficiência de sangue (combinada), então os sintomas são: visão turva, queda de cabelos, unhas fracas, pele ressecada, fezes secas com constipação, além de agravamentos da deficiência de yin como osteoporose e artrose.

A medicina chinesa trata com eficácia doenças do Yin com alimentação adequada, fórmulas chinesas, acupuntura, massagem e exercícios físico energéticos como o lian gong, que melhora bastante as patologias que envolvem as articulações por exemplo. Sobretudo, na falta do Yin, há grande irritabilidade, agitação interna e insônia que também podem ser tratados na medicina chinesa. Agende seu horário para receber este tratamento integrado e milenar.

2 Comentários

  1. Ray disse:

    Opa consegui encontrar as informações que estava
    precisando. Obrigado. Vou compratilhar no meu facebook.

  2. Sou a Valéria da Silva, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *